domingo, 21 de julho de 2013
O livro de Suzanne Collins é o maior sucesso no mundo literário. Existe uma adaptação cinematográfica do livro. Eu particularmente adorei o livro. Recomendo!

Personagens principais

Katniss e Peeta
Katniss Everdeen: Katniss tem 16 anos e mora no distrito 12. É orfã  de pai. Tem uma irmã, Prim. O melhor amigo e companheiro de caça de Katniss é Gale, juntos eles caçam e colhem frutos na floresta(o que é proibido) e vendem tudo no Prego (mercado negro) ou mesmo para algumas pessoas do distrito. Katniss é muito corajosa. Nos Jogos fica conhecida como Katniss, A Garota Quente.
Peeta Mellark: Garoto do distrito 12. Seu pai é dono de uma padaria. Peeta é um jovem forte e de bom coração.
Haymich: Haymich é mentor dos tributos do distrito 12, pois ele já vencera uma edição dos Jogos. Quase sempre está bêbado.
Cinna: É da Capital. É o estilista de Katniss e também seu melhor amigo da Capital. Trabalha junto com a estilista Portia.
Caesar Flickerman: Apresentador da Capital. Ele entrevista os tributos e ajuda a apresentar os Jogos.
Rue: Garota de 12 anos do distrito 11. Rue faz com que Katniss se lembre de Prim.

Sobre Panem

Após o fim da América do Norte (e de todos os outros continentes), surge em seus lugar uma nação, cujo nome é Panem. Panem foi subdividida em 13 distritos e uma Capital. Cada distrito é responsável pela produção de algo para a Capital, a Capital por sua vez governa toda Panem. O distrito 13 foi eliminado, pois tentara se rebelar contra a Capital.

Sobre os Jogos Vorazes

Após a tentativa do distrito 13 de se rebelar a Capital criou os Jogos Vorazes para provar que eles estão no poder. Jogos Vorazes é uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, na qual um garoto e uma garota de 12 à 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados à lutar pela vida até a morte. O último sobrevivente é o vencedor. A cada 25 anos há uma edição especial dos Jogos chamada de Massacre Quartenário.
                                                                      ***

Agora que temos todas as informações necessárias podemos começar nossa resenha:
  Na manhã do dia da colheita Katniss sai para caçar, e ela encontra Gale na floresta. Gale critica a Capital e diz que ele e Katniss poderiam viver na floresta sem problemas, mas Katniss recusa.
  Este é a primeira vez que o nome de Prim estará na urna do sorteio dos tributos, e ela está com muito medo.
  Após as devidas apresentações Effie Trinket sorteia o nome do tributo feminino do distrito 12. O nome sorteado é o de PRIM! Katniss não consegue acreditar... Katniss se oferece como voluntária no lugar de Prim!
  Durante o horário de visita aos tributos Madge presentei Katniss com um broche de um tordo. Katniss promete à prim ganhar os Jogos por ela.
  Já na Capital Haymich aconselha Katniss e Peeta a conseguirem patrocinadores, pois eles os ajudariam a sobreviver. Katniss conhece Cinna e ele lhe mostra o que ela irá usar no desfile dos tributos. Katniss e Peeta vestem trajes magníficos! Uma roupa preta da qual saem chamas falsas de aparência bem real. No desfile os tributos do distrito 12 são os mais aplaudidos! Por causa de seu traje Katniss fica conhecida como a Garota Quente! Katniss e Peeta iniciam seu treinamento. Katniss e Peeta recebem as notas pela apresentação feita para os Idealizadores dos Jogos, a nota de Peeta foi muito boa, mas a de Katniss foi espetacular! Após entrevista com Caesar Peeta e Katniss ficam conhecidos como Os amantes desafortunados. Chega o grande dia! Cinna dá para Katniss o broche que Madge dera para ela para que ela usasse na arena.
  Já na arena faltam sessenta segundos para a começar a 74ª edição dos Jogos Vorazes, e Katniss procura por Peeta e analisa a arena. Soa o gongo e Katniss se atrapalha um pouco e perde segundos preciosos. Ela deixa as recomendações de Haymich de lado e vai tentar pegar algo na cornucópia, ela quase morre e não consegue um arco, mas uma mochila com algumas coisas dentro (mais uma faca que outro tributo lançara em sua direção). Logo no primeiro dia foram ouvidos 11 tiros de canhão, o que significa que 11 pessoas morreram. Katniss descobre que Peeta se aliou aos carreiristas(pessoas mais treinadas para os Jogos) e fica furiosa! Os carreiristas perseguem Katniss e tentam matá-la mas não conseguem então Peeta tem uma ideia: acampar sob a árvore em que Katniss está. Katniss havia queimado sua perna e ela recebe um paraquedas (presente dos patrocinadores) com um unguento para seu ferimento. Quando acorda Katniss vê Rue, e Rue lhe diz para cortar um galho com um ninho de vespas teleguiadas. Katniss serra o galho e leva algumas ferroadas, mas o galho cai sobre o acampamento dos carreiristas que saem correndo. Uma carreirista morre. Katniss pega o arco de Glimmer e foge. Katniss tem várias alucinações. Katniss e Rue fazem uma aliança. Katniss destroi todo o mantimento dos carreiristas. Rue é capturada e Katniss a salva. Um tributo mata Rue ao mesmo tempo que Katniss o mata. Katniss prepara um pequeno "funeral" para o Rue. É anunciado que dois tributos podem vencer os Jogos desde que sejam do mesmo distrito. Katniss encontra Peeta e o ajuda e eles se beijam. Katniss arrisca sua vida para pegar um remédio para Peeta. Enfim restam somente Katniss, Peeta e Cato (um carreirista). Katniss e Peeta são perseguidos por bestantes até a cornucópia. Lá eles encontram cato e o jogam para os bestantes. Os bestantes não chegam a matar Cato e Katniss o mata. Há uma alteração na regra, melhor dizendo, as regras voltaram ao normal. Pode haver somente um vencedor! Num gesto de rebeldia Katniss e Peeta combinam de se suicidarem comendo amoras venenosas. Quando estão prestes a ingerir as amoras é anunciado que eles são os vencedores da 74ª edição dos Jogos Vorazes. Mal sabe Katniss que seu gesto causou grande repercursão em toda Panem e a Capital não gostou nada disso.

 Algumas frases que nunca esquecerei

"-Isso é mogno!"  Effie Trinket
"-Seu último conselho.
-Fique viva."  Katniss e Haymich
" Bom Jogos Vorazes e que a sorte esteja sempre a seu favor" Slogan dos Jogos Vorazes
*Existem outras também, mas acho que três está bom. haha 

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar

Translate

Este sou eu

Este sou eu
Guilherme Dias, 14 anos. Amo livros, chocolate, coca cola, filmes e séries!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *